quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ciclo menstrual e Fecundação

A menstruação
A menstruação ocorre quando não há fecundação e o óvulo é eliminado pelo canal vaginal com o sangue e o material resultante da descamação da mucosa uterina.


O ciclo menstrual é o período entre o início de uma menstruação e outra. Esse período dura, em média 28 dias, mas pode ser mais curto ou mais longo.
A primeira menstruação se chama menarca e, na maioria das vezes ocorre entre 11 e 13 anos, embora não exista uma idade determinada para isso. A menstruação representa o início da vida fértil, isto é, o período em que a mulher pode, se não houver problemas, engravidar.
Por volta dos 50 anos o “estoque” de óvulos se esgota, pois alguns foram liberados nas ovulações e outros se degeneraram. Cessam as menstruações e, com isso a fertilidade da mulher. Nessa fase, denominada menopausa, grande parte das mulheres sentem desconforto por conta da redução de hormônios. Esse desconforto é marcado principalmente por aumento da sensação de calor corporal e pode ser diminuído com tratamento médico.
A menstruação pode vir acompanhada de cólicas. Se as dores forem leves, atividades físicas orientadas, técnicas de relaxamento bolsa de água quente sobre o ventre e chás podem ser de grande ajuda. Caso as cólicas sejam intensas e dolorosas, é recomendado procurar um ginecologista, que pode ajudar a solucionar esse problema.
Durante a menstruação o cuidado com a higiene deve ser redobrado. O sangue eliminado não é sujo, mas, em contato com o ar, pode provocar mau cheiro e se transformar em um meio propício para o desenvolvimento de micróbios. A rotina não deve ser alterada. Tomar banho, lavar os cabelos, fazer ginástica, dançar, tomar sorvete não faz mal algum. Os absorventes descartáveis são os mais indicados, e a troca deles deve ser regular, de acordo com a intensidade do fluxo sangüíneo.

A ovulação
A ovulação é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação. No ovário (o local de onde sai o óvulo) surge o corpo lúteo ou amarelo – uma estrutura amarelada que passa a produzir o estrogênio e progesterona. Esses hormônios atuam juntos, preparando o útero para uma possível gravidez, além disso, o estrogênio estimula o aparecimento das características sexuais femininas secundárias.
O óvulo liberado é “captado” por uma das tubas uterinas, que ligam os ovários ao útero. Revestindo essas tubas internamente, existem células com cílios que favorecem o deslocamento do óvulo até a cavidade do útero.



A fecundação


A mulher pode ficar grávida se, quando o óvulo estiver nesses tubos, ela mantiver relação sexual com o parceiro e um espermatozóide (célula reprodutora masculina) entrar no óvulo. O encontro de gametas (óvulo e espermatozóide), na tuba uterina, chama-se fecundação. Apenas um dos milhões de espermatozóides contidos no esperma penetra no óvulo, na fecundação.       
Depois da fecundação, ocorre então a formação da célula-ovo ou zigoto. Essa primeira célula de um novo ser sofre divisões durante o seu trajeto pelo tubo até o útero. O sexo biológico desse novo ser humano – ou seja, o sexo do bebê – é definido na fecundação pelos cromossomos X ou Y.
Os seres humanos, salvo raras exceções possuem 46 cromossomos, sendo que dois deles são os cromossomos sexuais (que definem o sexo). As mulheres possuem dois cromossomos X (portanto ela á XX) e os homens, um X e um Y (portanto XY).
 

Na divisão celular (meiose) para a formação dos gametas (óvulo e espermatozóide) a mulher só gera gametas (óvulos) X enquanto que o homem pode gerar gametas (espermatozóides) X e Y.
Então:
  • Se o espermatozóide que contém o cromossomo X fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo feminino (XX).
  • Se o espermatozóide que contém o cromossomo Y fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo masculino (XY).

43 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. assunto bem interesante :D. tem mta coisa ai que eu não sabia, boa postagem :*

    ResponderExcluir
  4. Gostei das postagens :D

    Essa parte da Biologia acho bem legal,tudo que fala do corpo humando é bem interessante.
    bjoOs :*

    ResponderExcluir
  5. é quando fala do corpo humano, no ramo da biologia é o que eu prefiro, muito interessante esse asssunto !!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do assunto achei muito interesante, e o blog está muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Postagem muito boa, explicou bastante o assunto. Sem falar que o blog está muito interessante.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Realmente esse, é um assunto bastante interessante,e que acaba despertando a curiosidade do alunado,e interesses ou até mesmo algumas dúvidas.

    ResponderExcluir
  14. Essa postagem tirou muitas das minhas duviidas..adorei
    O blog esta liindo!!!

    ResponderExcluir
  15. Postagens interessantes, explicou muito bem o assunto.
    E o blog tá muito lindo!

    ResponderExcluir
  16. A menstruação pode vir acompanhada de cólicas. Se as dores forem leves, atividades físicas orientadas, técnicas de relaxamento bolsa de água quente sobre o ventre e chás podem ser de grande ajuda. Caso as cólicas sejam intensas e dolorosas, é recomendado procurar um ginecologista, que pode ajudar a solucionar esse problema.

    È agora Entendo Pq Quando Vou para ksa da namorada so falta me MATAR ou minha MAE aki em ksa... NOSSO ainda bem Que homen nao sofre dessa desgraça.
    Vou recomendar a namorada quando Tiver NA TPM ir fazer uma Atividade FISICA que Meu Nao tem Joao Que quente Apanhar . xD

    ResponderExcluir
  17. A menstruação é um evento normal que ocorre em todas as mulheres, se inicia na adolescência e finaliza com a chegada da menopausa, aproximadamente aos 45 anos.

    ResponderExcluir
  18. É muito importante que as mulheres se conheçam melhor. O conhecimento sobre esse assunto pode ajuda-las com sua própria saúde. Muitas mulheres sentem dificuldade quando se trata de anticoncepcionais, onde precisam fazer tabelas, por isso é muito importante o acesso a esses conteúdos.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Esse assunto é muito interessante,principalmente pra as mulheres! deu para esclarecer algumas dúvidas que eu tinha!
    Excelente Postagem :*

    ResponderExcluir
  21. É por isso que as vezes quando a mulher toma a pirola do dia seguinte ela engravida princepalmente quando tá no periodo fertil q é o periodo de fecundação..

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Se o espermatozóide que contém o cromossomo X fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo feminino (XX).
    Se o espermatozóide que contém o cromossomo Y fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo masculino (XY). Eu não sabia disso, pensei que fosse de outra forma. Com certeza essa foi a parte mais interessante do assunto.

    ResponderExcluir
  25. ''Apenas um dos milhões de espermatozóides contidos no esperma penetra no óvulo, na fecundação.'',

    Em certos casos mais de 1 espermatazóide penetra no òvulo gerando assim masis de 1 filho, faltou um pouquinho mais de informação! =D

    ResponderExcluir
  26. Eiii o blog ta muito BOM estou tirando varias duvidas que tinha.. Boa saber que exercicio fisico faz bem pra acalma a TPM... Tireii todas as duvidas que tinha sobre a pilola pricipalmente *-*...

    ResponderExcluir
  27. O ciclo menstrual representa mudanças fisiológicas recorrentes relacionadas ao sistema reprodutivo, que ocorrem em mulheres em idade reprodutiva. O ciclo menstrual fica sob controle do sistema hormonal e é necessário para a reprodução. Conta-se o ciclo menstrual desde o primeiro dia de menstruação, uma vez que o sangramento da menstruação corresponde de perto ao ciclo hormonal.

    O ciclo menstrual pode ser dividido em várias fases, e a duração de cada fase difere de mulher para mulher e de ciclo para ciclo.

    Fase de menstruação - dias 1a 4
    Fase folicular - dias 5 a 13
    Ovulação* - dia 14
    Fase luteal - dias 15 a 26
    Fase isquêmica - dias 27 a 28

    * Na verdade a ovulação não é uma fase, mas um evento dividindo fases.

    ResponderExcluir
  28. Assistindo a reportagens descobri também que existe um problema com a mulher em que ela não consegue ovular e com isso ocasiona um atraso mestrual e outra consequecia que é uma pele repleta de acne.Esse é um problema relacionado a miomas!" Outra parte importante é:

    da determinação do sexo do embrião pelo espermatozóide, tudo isso é muito valioso!

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. achei os textos muitos informativos,com relação ao tratamento de colicas com exercicio fisico chas etc,com relação a fecundaçao o q achei mais interessante foi a parte da definição do sexo do bebê!

    ResponderExcluir
  31. o texto foi muito informativo não sabia que a primeira menstruação se chamava menarca,e achei muito interessante tambem porque quebrou varios mitos com não poder lavar os cabelos tomer sorvete etc...

    ResponderExcluir
  32. Esse é um dos melhores assuntos de biologia, pois nós(principalmente as mulheres) passamos a entender mais sobre nosso corpo humano e nossas necessidades corporais.Quando falamos de Fecundação, lembramos não só do fato de gerar um filho, mas também dos cuidados que devemos tomar ao ter relações sexuais.
    A mulher pode ficar grávida se, quando o óvulo estiver nesses tubos(período fértil), ela mantiver relação sexual com o parceiro.

    ResponderExcluir
  33. é muito interessante esse assunto,pois é onde nós
    mulheres passamos a entender mas sobre o nosso corpo,sobre o ciclo menstrual é como Matheus disse é bom q as mulheres se conhecem melhor e o conhecimento q elas tiverem sobre este assunto serve para sua súde

    ResponderExcluir
  34. a mestruação e um começo de colicas e muita dores no pe da barriga algumas incomodam outro não muito quando as dores são leves podem ser praticado exercicios ou ate tomar remedio q vem e passa mais ainda tem gente q passa mal e vão para no hospital!

    ResponderExcluir
  35. Muito boa essa postagem,a mestruação,principalmente a primeira "menarca" ,levanta muitas duvidas e receios na cabeça de "todas nós" meninas,e com essas postagens esclarecem muitas duvidas!

    ResponderExcluir
  36. muito legal esse assunto pq tem coisa ai q nunca ia saber na minha vida.

    ResponderExcluir
  37. O assunto é interessante pois, haja vista que ele retrata um tema muito curioso para as meninas que tanto estão inciando esta fase da vida, como para as outras já que ajuda as mesmas necessitam tirar algumas dúvidas como um exemplo a menopausa.

    ResponderExcluir
  38. eu acho que muita gente tem dúvidas sobre esse assunto , ajudou a esclarecer. Tava lendo que também tem a A Dismenorréia que é a menstruação dolorosa Ela pode ser denominada de primária, ou seja, sem nenhuma doença ginecológica associada, ou secundária, acompanhando doenças ginecológicas.

    Mas eu ainda tenho duvida se é possivel menstruar durante a gravidez? . poois várias pessoas me diseram que eram , e outras não

    ResponderExcluir
  39. É importante sabermos como um embrião é fecundado e seu processo de crescimento para se transformar em um ser.

    ResponderExcluir
  40. rééé, um dos assuntos que eu mais gosto. *--------*
    bem, mesmo sendo mulher ainda tenho umas certas duvidas. AAAAAAAAAAAAI, com as explicações de FABRICIO ( MORAL )EU APRENDO o que eu não entendiia. ;D
    Tirei minhas dúvidas maiores sobre a fecundação e seu processo, BEM COMPLICADO por sinal.
    Depois da fecundação, ocorre então a formação da célula-ovo ou zigoto. Essa primeira célula de um novo ser sofre divisões durante o seu trajeto pelo tubo até o útero. NÃO sabia dessas divisões (y),

    ResponderExcluir