quarta-feira, 21 de julho de 2010

Hermafroditismo Humano

A pedido do professor postei uma explicação sobre o hermafroditismo humanos espero que ajude..
Existem três tipos de hermafroditismo humano: o hermafroditismo verdadeiro, o pseudo-hermafroditismo masculino e o pseudo-hermafroditismo feminino:
  • No hermafroditismo verdadeiro as crianças nascem com os dois órgãos sexuais bem formados, possuindo os oŕgãos sexuais internos e externos de ambos os sexos, incluindo ovário,útero,vagina, testículos e pênis. No hermafroditismo verdadeiro a maioria das pessoas são geneticamente do sexo feminino (cromossomos XX) e a formação dos órgãos sexuais masculinos é atribuída a causas ainda não totalmente conhecidas.
  • No pseudo-hermafroditismo masculino a criança nasce geneticamente como do sexo masculino (cromossomos XY) embora os órgãos sexuais externos não se desenvolvam completamente.
  • No pseudo-hermafroditismo feminino a criança nasce geneticamente como do sexo feminino (cromossomos XX) embora o clítoris desenvolva-se excessivamente adquirindo um formato semelhante a um pênis. Atribui-se uma suposta causa não genética para o pseudo-hermafroditismo feminino aos efeitos dos medicamentos utilizados no tratamento da hiperplasia congênita das supra-renais (HCSR) por deficiência da 21-Hidroxilase, uma doença genética que necessita de tratamento permanente e que em alguns casos é não é interrompido por gestantes que não sabem estar grávidas.
Uma teoria genética recente busca explicar várias anomalias sexuais do hermafrotitismo humano com sequências palíndromos presentes no cromossomo Y. Segundo essa teoria as sequências palíndromos presentes no cromossomo Y, que supostamente protegeriam esse cromossomo de mutações genéticas, poderiam ocasionalmente se esticar e formar uma atração fatal com o palíndromo similar de seu vizinho, alterando o tamanho e/ou deslocando o centrômero do gene: os cromossomos gerados nessas divisões celulares teriam comprimentos variáveis, curtos e longos, com centrômeros deslocados ora para o centro, ora para as extremidades. Nessa teoria, os pacientes nos quais a distância entre os dois centrômeros do Y é curta, seriam homens, ao passo que quanto maior a distância entre os centrômeros, maior a tendência de que os pacientes sejam anatomicamente feminilizados. Essa pesquisa incluiu alguns pacientes do sexo masculino (cromossomos XY) portadores da síndrome de Turner, uma condição só então conhecida em mulheres que nascem com um único cromossomo X (cromossomos 45-XO).

24 comentários:

  1. A idéia, da criação do blog foi maravilhosa pois,faz com que desperte o interesse do aluno.
    E também para que possamos tirar dúvidas,q muitas vezes, o aluno leva para casa e acaba se perdendo nos conteúdos.E gostaria de parabenizar minha amiga Tassi e ao professor claro pela iniciativa do blog.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha obtido informações sobre esses tipos de hermafroditismo,gostei de terem colocado no blog.Pois entendi as diferenças de hermafroditismo,que antes eu nem sabia que existia!
    Parabéns pelo blog,muito bom!

    ResponderExcluir
  3. NA VERDADE NUNCA TINHA OUVIDO FALAR DE CASOS SEMELHANTES. MAIS NO DIA DA AULA EU ME LEMBRO QUE O PROF FALOU QUE AINDA NAO SE CONSTATOU NENHUM TIPO DE HERMAFRODITISMO VERDADEIRO. ACHO QUE PODE ATE EXISTIR MAIS ACHO QUE NAO TMB.. 100 ANOS DE ESTUDOS INTENSOS SOBRE ESSE ASSUNTO NAO SE CONSTATOU NENHUM CASO VERDADEIRO EU ACHO QUE SERIA MUITO DIFICIU ACHAR AGORA.

    ResponderExcluir
  4. No hermafroditismo verdadeiro as crianças nascem com os dois órgãos sexuais bem formados, possuindo os oŕgãos sexuais internos e externos de ambos os sexos, incluindo ovário,útero,vagina, testículos e pênis.

    kkkkkkk, e ata meio engraçado falar sobre isso, como uma pessoa pode ter os 2 sexos , ou seija pênis e vagina , isso so a ciência pra esplicar,
    mas muito enteressante essa postagem , para que possamos entender melhor esse problema!

    ResponderExcluir
  5. os seres humanos, o termo hermafrodita é aplicado para os seres que nascem com uma anormalidade biológica, ou seja, com características dos órgãos sexuais dos dois sexos. Este erro pode ocorrer durante a formação do feto em que acontece um erro de combinação de cromossomas ou uma mutação do código genético ou ainda um desequilíbrio na dosagem hormonal. Essas são as hipóteses mais prováveis ao se formar um ser humano com órgãos duplos, onde o sexo macho e fêmea são confundidos!

    aula ótima hoje o/

    ResponderExcluir
  6. Esse é um caso ainda de certos preconceitos da sociedade, até antes da aula sobre esse assunto, eu achava que o hemafrodismo não existia, achava que só era no caso dos anelídeos como minhocas etc.

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha ouvido falar sobre pessoas hermafroditas, mas que haviam três diferentes tipos não. A tendência do hermafroditismo é o aparente aspecto externo da genitália masculina, quando coexistentes testículo e ovário. Nas demais situações, com duas ovotetis ou ovotetis e gônada, a genitália possui aspecto feminino.
    Naturalmente, os indivíduos portadores dessa anomalia somente revelam o hermafroditismo durante a puberdade, desencadeando transtornos psicossociais quando descoberto.

    ResponderExcluir
  8. Assunto bem estranho,os três tipos eu n sabia que existia mas depois da aula e lendo o blog deu pra entender um pouco melhor o que ser esse problema
    que afeta poucas pessoas eu acho.

    ResponderExcluir
  9. É esse tipo de doença é um problema muito sério e é um problemA Q ñ é muito conhecido,eu mesma ñ sabia q exitia tês tipos ñ.....

    ResponderExcluir
  10. No tratamento do hermafroditismo humano recorre-se muitas vezes a uma cirurgia para se definir o sexo definitivo. Segundo especialistas a maior dificuldade está em se definir o momento correto da cirurgia. De todo o modo a opinião crescente é de que a pessoa hermafrodita possa escolher por si mesma se ela deseja a cirurgia e, nesse caso, qual o sexo desejado.

    ResponderExcluir
  11. caracs, é meio tosco esse assunto vei. é meio dificil imaginar uma pessoa com dois sexos, ou com um tipo formado por dentro e o outro por fora.

    ResponderExcluir
  12. o assunto é relmente nuito informativo pois não sabia que havia três tipos de hermafroditismo:o verdadeiro,o pseudo masculino e o pseudo feminino.Aprendi que nem todos os tipos de hermafroditismo são geneticos mais que tambem podem ser causados pelo uso de medicamentos

    ResponderExcluir
  13. Assunto bem interessante no hermafroditismo verdadeiro as crianças nascem com os dois órgãos sexuais bem formados, possuindo os oŕgãos sexuais internos e externos de ambos os sexos, incluindo ovário,útero,vagina, testículos e pênis. No hermafroditismo verdadeiro a maioria das pessoas são geneticamente do sexo feminino (cromossomos XX) e a formação dos órgãos sexuais masculinos é atribuída a causas ainda não totalmente conhecidas.

    ResponderExcluir
  14. Adorei esta postagem.. eu nao sabia quase nada sobre o hermafroditismo humano, alias acha que so animasi tinham isso, e nem que existia tres tipos!!!o hemarfroditismo verdadeiro, o pseudo- hermafroditismo masculino e feminino...
    muito legal o assunto!!

    ResponderExcluir
  15. Muito Legal este assunto proposto,eu não tinha se quer a noção de que hermafroditismo humano possuia três tipos:o hermafroditismo verdadeiro, o pseudo-hermafroditismo masculino e o pseudo-hermafroditismo feminino.
    Pra mim só existia um, que é aquele em que a mulher possuia dois orgãos reprodutores, foi muito bom saber.

    ResponderExcluir
  16. interessante eu ñ tinha ideal q hermafroditismo humano possua tres tipos como rilavia falou eu tbm pensava q só existia aquele em q a mulher possuia dois orgãos reprodutores foi bem interessante isso

    ResponderExcluir
  17. Existem três tipos de hermafroditismo humano: o hermafroditismo o pseudo-hermafroditismo masculino e o pseudo-hermafroditismo feminino:

    ResponderExcluir
  18. ñ gostei desse assunto pq eu ñ entedi

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha me interessado sobre esse assunto , mais lendo sobre ele percebi que devemos nos aprofundar mais sobre esses tipos de "mutação" que existe.Pensei que só existia um tipo de hermafroditismo, mais pesquizando vi que são três os tipos de hermafroditismo: o verdadeiro(o verdadeiro a pessoa terá os ovários e testículos e os órgãos da genitália externos estruturados masculinos e femininos.), o pseudo-hermafroditismo masculino(a pessoa é do sexo masculino geneticamente falando, pois apresenta XY, porém o pênis não se desenvolve completamente ou seja não são virilizados completemente, por causa de lacunas no se desenvolvimento embrionário.) e pseudo-hermafroditismo feminino(a pessoa é do sexo feminino XX e possui os sistema reprodutor feminino completo, porém na formação uterina sofre virilização dos genitais: o clitóris cresce demasiadamente e forma-se uma estrutura parecida com o pênis).

    ResponderExcluir
  20. O tema não é muito chamativo mas de ascordo com o mesmo vem com o interesse de esclarescer algo, mas a parte que remete a questão do hermafroditismo verdadeiro que o interresante é que a pessoa que nasce com este último não sei se engravida? No geral foi pouco interessante.

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que o hermafroditismo é muito difícil de acontecer.Mas eu já vi casos na televisão de uma criança nascer com os dois sexos.

    ResponderExcluir
  22. O hemafrodismo tem três TIPOS?
    nem sabia, pensava que só tinha um e pronto. --'
    é, concordo com Danilo em ser muito difícil de acontecer, mas não impossivel.
    Eu também ja vi casos na televisão e ache engraçado, mas depois imagino como é a vida dessas pessoas. Não tenho duvidas de que se acham MUITO estranhos. =/

    ResponderExcluir