quarta-feira, 21 de julho de 2010

Herança dos grupos sanguinios

Sistema ABO:
Indivíduos podem ter sangue do grupo A, B, AB ou O, dependendo da presença de determinados antígenos nos glóbulos vermelhos (hemácias). Indivíduos com sangue do tipo A possuem o aglutinogênio A; o B, aglutinogênio B; o AB, os dois antígenos citados, e o O, nenhum.

O plasma sangüíneo, por sua vez, pode abrigar outras duas proteínas denominadas aglutininas anti-A e aglutininas anti-B e são elas as responsáveis pelos problemas decorrentes em transfusões de sangue que não observam a compatibilidade sanguínea. Indivíduos A possuem aglutininas anti-B; indivíduos B, anti-A; indivíduos de sangue tipo O possuem as duas aglutininas e os AB, nenhuma.

Transfusões:
O grupo sanguíneo "A" só doa para "A" e "AB", mas só recebe do tipo "A".

O grupo sanguíneo "B" só doa para "B" e "AB", mas só recebe do tipo "B".

O grupo sanguíneo "AB" só doa para "AB", mas recebe de todos os outros grupos sanguíneos por isso ele é conhecido como receptor universal.

O grupo "O" doa para todos os grupos sanguíneos, com isso ele é conhecido como doador universal, e esse grupo sanguíneo só recebe do próprio "O".


Relação entre genótipos e fenótipos do sistema ABO.

25 comentários:

  1. Eu gostei muito dessa ideia de irmos para o laboratório,
    pois até então,eu não sabia meu tipo sanguineo.
    e o meu é o mais comum (O+) :D

    ResponderExcluir
  2. Meu tipo de sangue é (B+) >> igual a do Prof uahsuaushuahs
    Eu gostei de aprender como é que podemos descobri nosso tipo sanguineo.
    bjos :*

    ResponderExcluir
  3. POW GOSTEII MESMO DE SABER COM SE FAZ A TIPAGEM SANGUINEA NAO SABIA O MEU E FELIZMENTE DESCOBRI QUE SOU O UNICO DA SALA XD (AB+). VLW MUITO MESMO APENA O PROFF TER FEITO ESSE ISAME COM A TURMA SERVIU MUITO PARA MIN NAO SABIA MESMO O TIPO SANGUINEO NUNCA FIZ TESTE NEM NADA DO TIPO.

    ResponderExcluir
  4. O grupo "O" doa para todos os grupos sanguíneos, com isso ele é conhecido como doador universal, e esse grupo sanguíneo só recebe do próprio "O".

    Muito enteressante, pois como sou doador universsal agora sei que posso ajudar todo mundo, independente do tipo sanguineo!

    ResponderExcluir
  5. Gosteeeeei muito da ideia do Prof° Fabricio levar a turma para o laboratório para a verificar o tipo sanguineo de cada um!

    :*

    ResponderExcluir
  6. Caramba essa foi a melhor aula pratica que eu já tive, não sabia qual era o tipo de sangue e agora pude confirmar que é B+, é bom saber por que se acontecer alguma coisa ( que Deus repreenda) eu já vou estar sabendo o meu tipo sanguineo

    ResponderExcluir
  7. Além do sistema ABO, em 1927, Landsteiner e Levine descobriram dois aglutinogênios nas hemácias humanas, que foram denominados M e N. Eles verificaram que algumas pessoas apresentavam um desses antígenos, enquanto outras apresentavam os dois juntos.
    gene LM (ou M) - condiciona a produção do antígeno M;
    gene LN (ou N)- condiciona a produção do antígeno N.

    ResponderExcluir
  8. Eu tb adoreii saber como é feito pra descobrir o tipo saguíneo(tirando as duas furandas que eu levei) mas tudo bem kkkkk
    o meu tipo é (A+) Vlw prof pela ideia de fazer uma aula diferente,que foi bem mas facil pra a turma compreender o assunto.
    :D

    ResponderExcluir
  9. o AB é o melhor tipo sanguineo pq só doa pra AB e recebe d toodos!!!

    ResponderExcluir
  10. Acontece que, num indivíduo normal, não é possível a existência de
    aglutinogênios e aglutininas de mesmo nome, uma vez que a ocorrência de
    ambas acarreta o desenvolvimento de reações do tipo antígeno X
    anticorpo. Assim:

    indivíduos pertencentes ao grupo de sangue tipo AB possuem
    aglutinogênios A e aglutinogênios B, mas são desprovidos de quaisquer
    aglutininas;

    ResponderExcluir
  11. tirando a parte da "tentativa de assasinato" de Fabricio no laboratorio me furando DUAS VEZES [KKK], foi mto massa aprender sobre tipagem saguinea, o bom de aula daquele jeito é o cara num esquece mais :D'

    ResponderExcluir
  12. Aula maravilhosa que ñ vou esquecer nunca: pois o sangue que coagulava no soro azul é pq era A, como foi o meu e a questão do RH que foi positivo. Descobrir também com as aulas de /Biologia: AB receptor universal e O+ Doador universal!"

    ResponderExcluir
  13. nesse assunto vi que o sangue do tipo O é o doador universal e AB o recepitor universal,que heritroblastose fetal é um problema que ocorre devido a tipagem sanguínea.

    ResponderExcluir
  14. me surpreendi pensava que meu sangue era O+,mas adivinhem só não era ai pensei que era adotada kkk...mas não sou pois o professor tirou minha duvida ah e meu sangue é B+...

    ResponderExcluir
  15. Pra mim,este foi o melhor assunto já visto em sala de aula, pois pude saber que tipo de sangue é o meu, e em qual eu posso ser doadora.Meu sangue é do tipo O+, mas apesar deste ser um tipo raro onde so pode ser receptor dele mesmo, tenho a certeza de que posso salvar muitas vidas pelo fato dele ser doador universal.

    ResponderExcluir
  16. bom eu ja sabia q o meu tipo sanguineo é A+,mas eu achei muito interessante o exame pos eu aprendi muita coisa onde serviu mas para o meu conhecimento e foi uma aula q a genti nunka esquece foi uma aula bem diferente e todos estavam bem interessados
    Gabriela Carvalho

    ResponderExcluir
  17. gostei muito pois não sabia meu tipo de sangue gostei muito de saber o tipo do meu sangue q o+ adorei muito O grupo sanguíneo A só doa para A e AB mas só recebe do tipo A

    O grupo sanguíneo B só doa para B e AB, mas só recebe do tipo B

    ResponderExcluir
  18. foi legal agente ter ido ao laboratorio...e bom fazer aulas praticas

    ResponderExcluir
  19. Esse assunto foi interessante , pois muitas pessoas não sabem qual é o seu tipo de sangue . E essa aula nos ajudou a descobrir ;)

    ResponderExcluir
  20. Este é um bom assunto pois foi com este que o professor realizou um experimento no colégio a respeito da tipagem sanguínea onde eu enfim descobri o meu tipo no qual este é o mesmo de minha mãe, o ruim é que só recebo do tipo B.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. É muito importante as pessoas saberem seus tipos sanguíneos assim evita problemas sérios através das transfusões sanguíneas.

    ResponderExcluir
  23. Confesso que me compliquei um pouco no inicio desse assunto, mas depois fui entendendo os esquemas.
    o que mais me ajudou a entender foi a aula pratica no laboratório. ^^
    bem, eu sou O+ e sou doadora UNIVERSAL ta?
    é pra quem pode (y).

    ResponderExcluir
  24. Foii Otiimo mesmo.. tirando a parte que nosso querido prof. me furou 3 vezes ( so de maldade )
    rsrsrrsrsr
    A o meu tambem eh O+ como o da maioriia neh!!!

    :D

    ResponderExcluir
  25. Muito legal furar todos estes dedos,kkkk!!!

    ResponderExcluir