quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Galera essa postagem é do novo assunto de biologia!!!Espero que gostem acheii super legal e acho que todos vao gostar

EVOLUCIONISMO VERSUS CRIACIONISMO

"Briga de titãs
Discussão entre adeptos da teoria da evolução de Darwin e defensores de um criador divino abala até estudantes e professores da área de ciências biológicas

Briga de Titãs
De um lado, a ciência. Do outro, a religião. Duas formas de responder a uma única pergunta: qual é a origem da Terra e da vida? Há 150 anos, Charles Darwin revelava ao mundo que o homem veio do macaco, que os seres vivos fazem parte de um longo processo de evolução natural. O anúncio causou polêmica. Até então, Deus era considerado o responsável pela criação do homem e do universo. Um século e meio depois, o debate entre evolucionismo e criacionismo ainda está presente nos corredores das escolas e universidades de ciências. Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) mostra que a credibilidade da teoria evolução biológica entre os estudantes universitários ainda é baixa.

Quase mil alunos de ciências biológicas, filosofia, física, geografia, história e química participaram da enquete. Mais da metade (57,3%) ficou em cima do muro. Eles aceitam a evolução biológica, mas acreditam que isso não descarta a existência de um Deus criador, enquanto 8,9% dos entrevistados rejeitaram totalmente a teoria de Darwin e creem apenas na versão da Bíblia para a criação. “Existe uma relação óbvia entre a religião dos estudantes e a aceitação do tema. Também descobrimos que, quanto menor o índice de escolaridade dos pais, maior a chance dos seus filhos rejeitarem a evolução biológica”, explica Rogério de Souza, um dos responsáveis pela pesquisa e professor de biologia da UEL.

A concepção de que o homem e o Universo foram criados por Deus é a base do criacionismo. Apesar de aceitar algumas conclusões de Darwin, os criacionistas usam a Bíblia como fonte de indícios para a evolução e tentam ligar o sobrenatural e a ciência. “Nossa linha de pensamento é baseada na aceitação da existência de planejamento, projeto, desígnio e propósito na natureza”, afirma Ruy Carlos de Camargo Vieira, presidente da Sociedade Brasileira Criacionista, com sede em Brasília.



EVOLUCIONISMO
CRIACIONISMO
A vida é um longo processo de evolução para o cientista Charles Darwin. Depois de anos de pesquisa, ele conclui que todo o ser vivo compartilha de um ancestral comum. A diversidade de espécies na Terra é consequência de um processo de milhões e milhões de anos.
A diferença foi essencial para a evolução. Se todos os membros de um grupo tivessem nascido exatamente iguais a sobrevivência dependeria de simples acaso. A luta pela existência, e a adaptação ao ambiente fez com que os seres evoluísse e se transformassem.
Para Darwin, a vida começou na água. Um organismo se formou e se desenvolveu lentamente até chegar em terra firme. Quando o cientista lançou o livro A Origem das Espécies em 1859 foi uma verdadeira revolução. Uma questão em particular causou polêmica: o homem era descendente do macaco. A Igreja e a sociedade criticaram Darwin por “degradar” o homem à condição de animal.
“No princípio criou Deus os céus e a Terra.” A passagem de Gênesis da Bíblia traduz o pensamento dos criacionistas. O movimento acredita que Deus criou o universo, o nosso planeta e todas as formas de vida. Eles reconhecem que as espécies se desenvolveram e se modificaram mas de uma forma limitada.
A origem da Terra está descrita na Bíblia. Em seis dias, Deus criou a terra, o céu, as plantas, o sol, o universo, os animais e o homem. As obras se manifestaram rapidamente para interagirem no novo ambiente. Adão e Eva foram criados para formarem a humanidade.
Tempos depois da criação, a Terra foi dramaticamente alterada por causa de uma catástrofe, conhecida como o dilúvio do Gênesis. Com isso, algumas espécies de animais e plantas foram extintas, enquanto outras sofreram mutações.
    Conciliação
Criacionista, jornalista e autor do blog Criacionismo.com.br, Michelson Borges garante que o criacionismo não está baseado apenas na religião, mas também na ciência experimental. “Reconhecemos a Bíblia como fonte de princípios morais e de respostas satisfatórias para as perguntas fundamentais da humanidade, mas também temos estudos de biólogos criacionistas que pesquisam com outro ponto de vista”, diz. O relato bíblico é considerado fonte para essas pesquisas científicas. Segundo ele, ao contrário da concepção criacionista, o evolucionismo está baseado no fato de que a vida é resultado de causas puramente naturais. “Defendemos a ideia de propósito e planejamento, explicar a vida como resultado da ação criadora de um Deus que ainda hoje se relaciona com o ápice de sua criação: o ser humano.”

Afinal, o mundo surgiu do acaso ou do planejamento? O debate é complexo e está longe do fim. Segundo os professores de biologia, para conciliar melhor a questão da fé e da ciência é preciso investir na educação. “Falta formação nas universidades, e os jovens só começam a aprender sobre evolução biológica no final do ensino médio e de forma sucinta”, afirma Rosana Tidon.

Para Rogério de Souza, as aulas de ciência não oferecem respostas às dúvidas existenciais dos alunos, nem dá suporte suficiente para a teoria evolucionista. “Muitos acreditam que, ao aceitar a evolução biológica, terão que abdicar que uma crença divina e não é assim. Temos que nos cercar dos dados científicos da evolução biológica, chamando a atenção para os problemas que ainda precisam ser compreendidos. Ou seja, devemos dar aos nossos estudantes a chance de tirarem as suas próprias conclusões”, sugere o professor.



17 comentários:

  1. Este assunto é muito legal porque abranje duas linhas de pensamentos totalmente distintas: de um lado a teoria da evolução que deixa fora de cogitação qualquer príncipio bíblico e de outro a teoria do criacionismo a qual eu acredito concretamente pois afirma que Deus fez o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida. Teoria que diz que o Senhor fez o céu e a terra.

    ResponderExcluir
  2. Em 1859, o inglês Charles Darwin publicou o livro “A origem das espécies”. Antes dele, como foi dito anteriormente, outros cientistas já haviam sugerido que os seres vivos mudam ao longo do tempo. Mas Darwin, que fez observações de fósseis, plantas e animais durante uma viagem ao redor do mundo, foi o primeiro a propor uma explicação lógica para a evolução. Nascia aí uma visão científica do aparecimento do homem e de todos os animais: o Evolucionismo.

    Segundo Darwin, os seres vivos evoluíram ao longo dos anos dando origem ao homem, aos animais e às plantas que observamos no meio ambiente. Disso decorre que as espécies mais bem adaptadas às mudanças do ambiente sobreviveriam e transmitiriam para os descendentes esta melhor adaptação. Enquanto que as espécies que não obtiveram esta adaptação foram desaparecendo. É por isso que até hoje encontramos fósseis de animais que viveram a milhares ou a milhões de anos atrás.

    Pode-se, a partir daí, perceber o embate que apareceu entre Criacionismo e Evolucionismo. De um lado, religiosos classificando os cientistas de hereges. De outro, toda uma comunidade científica se aprofundando sobre a questão da formação do Universo, do planeta Terra e dos seres vivos.

    ResponderExcluir
  3. Assim não gosteii muito desse assunto naum porque meche muito com religiãoOo que pra mim seria um assunto particular de cada um... Mais o desenrola na sala foii bem interessante teve muito envolvimento do aluno com FabricioOo assim fico mais facil o entendimento apesar de naum concorda com a teoria da evolução...

    ResponderExcluir
  4. Esse é o tipo de assunto que me deixa um pouco insegura,pois estamos falando de crenças e fatos. Eu achei muito interessantes as colocações que o professor Rogerio de Souza em sua ultima fala disse:“Muitos acreditam que, ao aceitar a evolução biológica, terão que abdicar que uma crença divina e não é assim. Temos que nos cercar dos dados científicos da evolução biológica, chamando a atenção para os problemas que ainda precisam ser compreendidos. Ou seja, devemos dar aos nossos estudantes a chance de tirarem as suas próprias conclusões"
    Ele ao dizer isto, relatou um pouco do debate feito em sala de aula, onde grande parte ficou em cima do muro ao ouvir as falas de alunos e o do professor-como o meu caso.

    ResponderExcluir
  5. bom esse assunto é meio complicado
    pois existe varias opiniões sobre este assunto
    eu acredito q Deus criou o homem,mas cada um com seu ponto de vista,como Brena falou o desenrola na sala foi bem interessante os alunos se envolveram e participaram apesar de cada um ter sua opinião
    Gabriela Carvalho

    ResponderExcluir
  6. achei q muitos dos não acreditavam em deus não gostei tambem porque fala da minha religião eu acho erado muitas pessoas não acreditarem q deus não existe!Deus era considerado o responsável pela criação do homem e do universo. Um século e meio depois, o debate entre evolucionismo e criacionismo ainda está presente nos corredores das escolas e universidades de ciências. Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) mostra que a credibilidade da teoria evolução biológica entre os estudantes universitários ainda é baixa.

    ResponderExcluir
  7. esse assunto foi muito legal por causa do debate na sala de aula ....pricipalmente na parte da religião..

    ResponderExcluir
  8. A mudança, e o reconhecer de está errado, assusta algumas pessoas. É o caso dos seguidores do criacionismo, que sabem que a teoria da evolução se analisarmos bem, veremos que tudo é considerável. Pode-se notar o medo, a tentativa de fuga dessas pessoas nos comentários acima, pois elas ao perceber a possibilidade do evolucionismo está certo, temem em reconhecer que a BÍBLIA possa está errada, e assim colocar em dúvida a autenticidade do livro sagrado, derrubando todos os princípios da criação, ou seja, de que os ensinamentos bíblicos é a única verdade, abalando a confiança total desses seguidores em sua religião. Tudo foi criado por uma força superior (Deus), e o evolucionismo não pretende questionar a existência dessa força, desse Deus.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Sempre tem muitos conflitos quando se falam de religião e ciência . Mais há quem acredite que ambas caminham juntas, como também existem aqueles que consideram-nas temas totalmente incongruentes. Hoje, percebe-se cada vez mais a importância de um diálogo entre os dois campos para a construção de um mundo mais humano .

    ResponderExcluir
  11. rapaaz, o assunto é bom, so que da mto conflito, eu vi o q deu na sala. cada um que qeira defender seu lado ne ? :/

    ResponderExcluir
  12. Esse assunto aborda duas formas de pensamentos diferentes tanto na teoria religioda como na cientifica a respeito da evolução da nossa espécie.

    ResponderExcluir
  13. Esse e um assunto que sempre que abordada encontraremos vários pontos de vista sobre o mesmo, pois ate mesmo Darwin acreditava na teoria criacionista onde o principal ponto e que Deus criou tudo que na terra exite, mas ao se aprofundar com maior abrangência no assunto através de pesquisas e viagens em todo o mundo Darwin mudou de idéia e passou a acreditar na teoria da evolução das espécies, se o próprio Darwin tinha suas dúvidas porque nós não !

    ResponderExcluir
  14. Eita deu o que falar na sala emm?!
    o debate foi grande na aula, por envolver Religião x Ciência .Alguns falando as suas opiniões bem interessante, também acredito no Criacionismo e vii que cada um tem sua opinião e devemos respeitar.
    :*

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto desses assuntos que criam POLÊMICAS na galera e tem aquela certa discussão de diferentes pontos de vista.
    Mas, a religião não deixa de ser uma grande aliada da ciência, onde nem sempre é aceitado.
    ENFIM, gostos desses assuntos. ^^
    beiijo, moi de mundiça ;@

    ResponderExcluir
  16. NÃO, MAS ANTES DE IR EMBORA EU QUERO DEIXAR UM RECADO PRA GERAL TÃO LIGADOS?
    Olhe Fabricio, não venha com essas histórias de dar ponto a quem posta em blog não, porque eu fui DORMIR e fiquei sonhando com BLOG, CIÊNCIA, RELIGIÃO E TUDO MAIS --'
    HOMI, eu quero é 10 pontos agora, por meus sonhos (y)
    Valeu vão lá ;@

    ResponderExcluir
  17. Esse assunto é meio complicado fala da crença que cada um tem. Cada pessoa acredita naquilo que lhe convem. O assunto é interessante pelos debates que ocorrem entre as pessoas que acreditam nessa teoria ou os que acreditam na teoria de que Deus criou o homem.
    Por isso que dizem que a ciência não concorda com a religião.

    ResponderExcluir