domingo, 26 de setembro de 2010

Camuflagem

         A camuflagem é o conjunto de técnicas e métodos que permitem a um dado organismo ou objeto permanecer indistinto do ambiente que o cerca. Têm-se como exemplos desde as cores amadeiradas do bicho-pau até as manchas verdes-marrons nos uniformes dos soldados modernos.



Objetivo da camuflagem

A camuflagem é
 um recurso resultante da ação da seleção natural sobre uma determinada espécie, empregado por inúmeras espécies para se protegerem dos seus predadores. Uma das mais amplas e variadas adaptações é a camuflagem natural, a habilidade de um animal esconder-se de predador ou presa.
A camuflagem pode ocorrer pela cor, forma ou tipo de cobertura do animal. É difícil, por exemplo, discernir um veado novo entre as folhagens, devido à cor parda e às pintas escuras. Como o objetivo final da camuflagem é esconder o animal de outros, a fisiologia e o comportamento de seus predadores ou de suas presas é altamente significante. Um animal não desenvolverá nenhuma camuflagem que não o ajude a sobreviver, então nem todos os animais misturam-se em seu meio ambiente da mesma maneira. Por exemplo, não há sentido em um animal replicar a cor de seu meio ambiente se o seu principal predador for insensível às cores. O fator mais importante é o meio ambiente.

Adicionar legenda
Exemplos: 
Rã camuflada entre ervilha d'água

Outros Exemplos:



2 comentários:

  1. È um assunto muito interessante,e que não tive dúvidas em entende-lo.O prof:nos fez entender melhor,sem falar que é muito interessante a forma de adaptação, do animal com o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. A camuflagem é um recurso resultante da ação da seleção natural sobre uma determinada espécie, empregado por inúmeras espécies para se protegerem dos seus predadores.

    Isso so aumenta meu ponto de vista com a natureza, até nesse ponto a natureza e perfeita, animais que podem se camuflar para poderem salvara suas vidas!.

    Assunto muito bom!

    ResponderExcluir