domingo, 26 de setembro de 2010

Lamarck x Darwin

                                                


         Como diferenciar as teorias evolucionistas propostas por Lamarck e Darwin? Embora bastante diferentes em suas formulações, as duas teorias buscam explicar a modificação das espécies e podem ser facilmente diferenciadas quando destacamos a ação do ambiente. Para Lamarck o ambiente é a causa das modificações que ocorrem nos seres vivos. É o ambiente que as provoca. Darwin entende o ambiente como meio de seleção natural de características apresentadas pelos seres vivos. Em outras palavras, para Darwin os seres sofrem mudanças que são selecionadas pelo meio ambiente.

           A aplicação das teorias a um exemplo anteriormente citado esclarece as diferenças entre as duas teorias. O atual tamanho de pescoço das girafas é explicado por Lamarck como resultante de um alongamento em função da necessidade de conseguir alimentos localizados em lugares altos. Seria, pois, a alteração ambiental a causa da mudança.

           Darwin partiria da variabilidade para explicar o mesmo fato: existiriam girafas de pescoços curtos e outras de pescoço longo. A mudança ambiental que obrigou as girafas a conseguirem alimentos em locais mais altos favoreceu aquelas portadoras de pescoço longo e fez desaparecer as de pescoço curto. Teria havido, portanto, ação do ambiente no sentido de selecionar os animais portadores de características adaptadas às novas exigências ambientais.

2 comentários:

  1. O que para mim era até então, desconhecido agora com tais, esclarescimentos do assunto fez com que eu entendesse melhor o pq das duas teorias.

    ResponderExcluir
  2. Esse e um assunto que sempre que abordada encontraremos vários pontos de vista sobre o mesmo, pois ate mesmo Darwin acreditava na teoria criacionista onde o principal ponto e que Deus criou tudo que na terra exite, mas ao se aprofundar com maior abrangência no assunto através de pesquisas e viagens em todo o mundo Darwin mudou de idéia e passou a acreditar na teoria da evolução das espécies, se o próprio Darwin tinha suas dúvidas porque nós não !

    ResponderExcluir